Desgaste Erosivo do Dente, também conhecido como Desgaste Ácido, Erosão Ácida, Desgaste do Esmalte ou Erosão do Dente, é uma preocupação crescente e pode rapidamente tornar-se na próxima grande ameaça de saúde oral a longo prazo – é um verdadeiro desafio do século 21. Porém poucas pessoas ouviram falar deste problema.

Este estudo inovador revelou que uma dieta moderna, rica em ácidos, pode causar Erosão Ácida.

O que é a Verdade Ácida?
Quase 1 em cada 3 jovens adultos já mostram sinais de Desgaste Dentário

Sabe-se que a Erosão Ácida piora ao longo do tempo, o que torna este estudo ainda mais revelador ao demonstrar que 30% dos jovens adultos (18-35 anos) já apresentam alguns sinais.

Não conseguimos ver estes sinais inciais por nós mas quando o dentista verifica se existem cáries ou sensibilidade dentária, também vai procurar 5 sinais de Erosão Ácida: fracos, finos, transparentes ou translúcidos, amarelados e com o esmalte amolecido.

Uma dieta moderna rica em ácidos pode estar a pôr o seu esmalte mais em risco do que imagina.

Apenas com 4 “momentos” ácidos por dia pode estar a pôr o seu esmalte em risco de sofrer de Desgaste Ácido, também conhecido por Erosão Ácida.

Não são só os refrigerantes, café ou vinho; surpreendentemente até podem ser as nossas escolhas mais saudáveis: fruta, sumos naturais, água com gás com limão e até os molhos das saladas podem contar para os “momentos” ácidos diários.

Revelar como a alimentação moderna pode afetar os seus dentes. É A VERDADE É ÁCIDA.

Esmalte e
Erosão Ácida

O esmalte é a camada protetora branca e rica em minerais que protege os nossos dentes. Não é só forte, é a substância mais dura do nosso corpo. Apesar disto, surpreendentemente, o esmalte pode ser enfraquecido ou amolecido pelos ácidos da nossa alimentação diária. Se enfraquecido, o nosso esmalte pode sofrer de desgaste mais facilmente. Com o passar do tempo, pode tornar-se gradualmente mais fino, mole e translúcido – revelando eventualmente a camada amarelada por baixo. Estes são apenas alguns dos efeitos da Erosão Ácida.

O Desgaste Dentário pode ser descrito como a perda da substância do dente (esmalte) e é diferente da Cárie Dentária. Pode ser causado por ataques mecânicos (ranger os dentes, por exemplo) ou químicos (ácidos dos alimentos, por exemplo). O Desgaste Erosivo do Dente também conhecido como Erosão Ácida é o desgaste do esmalte, muitas vezes devido aos ácidos da nossa alimentação.

Pro-Esmalte existe para ajudar a proteger os dentes ao longo do tempo.

Acreditamos que toda a gente, jovem ou adulta, deve ter dentes fortes, saudáveis e bonitos ao mesmo tempo que pode continuar a apreciar os alimentos e bebidas de que gosta - ao longo de toda a vida.

Por isso enviámos repórteres numa missão global para investigar a verdade sobre a Erosão Ácida. Alertados por este novo estudo revelador, os repórteres irão revelar-nos como é que a Erosão Ácida nos pode afetar a todos e o que podemos fazer para nos protegermos desta ameaça cada vez mais comum

Através de dentistas, cientistas, fruticultores, énologos e pessoas que apreciam uma alimentação diária saudável e não querem abdicar dela, iremos descobrir como é que A VERDADE É ÁCIDA.

Por isso enviámos repórteres numa missão global de investigar a verdade sobre a Erosão Ácida.